Sua missão produzir uma lauda, uma página apenas com texto (e fotos e gráficos se quiser) convencendo um gestor tradicional da relevância do trabalho do antropólogo empresarial.
Simule que você é uma consultor vendendo o serviço de antropologia, sociologia, psicologia ou RH para um administrador que não quer gastar dinheiro com métodos que ele acha muito modernos e sem necessidade.
Você deve ter como base a leitura do artigo da Revista Exame. Pode pesquisa outras fontes.
Texto Complementar 02: “Revista Exame: “Grandes empresas recrutam antropólogos. Saiba por quê”
==========================================================
Chame o Antropólogo – Revista Exame
[PDF]
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0749/noticias/chame-o-antropologo-m0046701
==========================================================
Veja esse post do blog: Antropólogos, a arma secreta das empresas
[PDF]
http://teiasdoconsumo.blogspot.com.br/2014/02/antropologos-arma-secreta-das-empresas.html
==========================================================
Veja a resenha ao livro: ANTROPOLOGIA PARA ADMINISTRADORES. Neusa Rolita Cavedon. Prefácio: Roberto Costa Fachin. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. 182 p. ISBN 8570257147.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000300011
==========================================================
Por exemplo veja o que um internauta responde a outro em um fórum quando a pergunta é:
Qual a importancia da antropologia para os profissionais da area de administracao?
A antropologia não estuda somente o homem e sua ascendência e/ou descendência. A antropologia, em verdade, estuda os valores mais intrínsecos e subjetivos dos seres humanos, nos seus mais diversos e diferentes âmbitos, a saber, o social, o espiritual, o cultural, o mental, o profissional, o religioso etc… A antropologia estudará, em curtas palavras, a formação humana específica de um dado grupo, afim de compreendê-lo melhor, dentre de suas próprias perspectivas e considerações.
Para um profissional da área de administração, é importante ter o conhecimento de como as sociedades de diferentes nações/povos/culturas se configuram, regem e interagem com outras. Deste modo, ele conseguirá gerir, com maior habilidade e melhor desempenho, uma vez que estes valores humanos estarão presente não só nos clientes externos das empresas, ou seja, os consumidores dos produtos e serviços, mas também nos clientes internos, a saber, os funcionários e demais colaboradores.
Exemplo: a antropologia ajudará o administrador a entender o motivo pelo qual a Mc’Donald jamais conseguirá vender hambúrguer de carne bovina na Índia, ou sanduíches de carne de porco à algumas das populações do Oriente Médio.
Entender os clientes, este é um dos elementos fundamentais e primordiais de uma boa administração.
Deixe um comentário